quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Rede de Escolas Europeias de Promoção para a Saúde


 "...Portugal é membro, desde 1996 da Schools for Health in Europe Network Foundation (SHE), Fundação constituída para apoiar o desenvolvimento e implementação da promoção e educação para a saúde na região europeia.
Desde aquele ano, as Escolas tornaram-se também instituições Promotoras de Saúde e Bem-estar, utilizando e adaptando muitos dos materiais e dos princípios que esta Rede tem produzido (https://www.schoolsforhealth.org/resources) com a colaboração de todos os estados membros e com a participação de alunos.

Neste momento, a SHE está empenhada em divulgar boas práticas e notícias das escolas na sua Newsletter. Queremos referir que Portugal é o país que mais subscritores tem. Salientamos igualmente que é dos países, a nível europeu, cujas boas práticas no âmbito do programa Promoção e Educação para a Saúde (PES) são mais bem acolhidas e respeitadas devido ao percurso que tem sido feito neste domínio. Na 5.ª Conferência Europeia sobre as Escolas Promotoras de Saúde, realizada em Moscovo nos dias 19 a 21 de novembro de 2019, em que Portugal esteve representado pela DGE, foi salientado o facto de ter sido integrado nas matrizes curriculares-base a Saúde (promoção e educação para a saúde) como domínio obrigatório a desenvolver no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

É neste enquadramento que reencaminhamos o mail infra, solicitando que:
- divulgue junto dos docentes e alunos todas as plataformas a que podem aceder, o que certamente ajudará a trocar experiências com outros colegas;
- utilize o modelo (em anexo) para, no caso de desejar enviar um texto ou notícia para publicação na Newsletter da SHE, o poder fazer diretamente e observando o calendário com as datas de envio e de publicação.

Acrescentamos que o sítio https://www.schoolsforhealth.org/
 disponibiliza documentos e recursos publicados recentemente, estando prevista a sua tradução para português e Ações de Formação de Curta Duração.

Continuamos juntos neste trabalho, fazendo de cada escola uma escola promotora de saúde e de bem-estar de toda a comunidade."











Links para sítios de colaboração com a rede 

follow SHE’s Facebook profile: https://www.facebook.com/SchoolsHealthEurope/
be a member for SHE’s linkedIn group: https://www.linkedin.com/groups/4874245/
follow SHE’s Twitter profile: https://twitter.com/SHE__network





Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua mensagem