segunda-feira, 12 de abril de 2021

convite da DGS - Webinar OLHOS nos OLHOS

 convite da DGS relativo ao Webinar OLHOS nos OLHOS, Sem VIOLÊNCIA, SEM PRECONCEITO! Educar para a Cidadania com Afetos, na modalidade remota, no dia 4 de MAIO, entre as 10:00h e as 11:30h.

 

O WEBINAR vai centrar-se no tema do Bullying em particular do homofóbico*, na prevenção da violência, e na eliminação de preconceitos. O debate vai passar por: entender conceitos (LGBTQI+), tipos bullying, consequências, o que fazer, como ajudar, partilhar recomendações.

 

Os objetivos deste webinar passam ainda por contribuir para a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais dos jovens enquadrando-se em finalidades da Lei 60/2009 de 6 de agosto: a eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do sexo ou orientação sexual, o respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais, a valorização da sexualidade e afetividade.

.

O público-alvo são docentes e jovens do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

 

Raquel António, gestora de ciência e investigadora do APPsyCI (Centro de Investigação em Psicologia Aplicada - Capacidades & Inclusão): ISPA, Rui Maria Pêgo, locutor de rádio, ator e apresentador e a Associação SÊ MAIS SÊ MELHOR - Associação Juvenil para a promoção do potencial humano, que desenvolve trabalho no empoderamento de jovens a vários níveis, serão @s convidad@s a partilhar com @s participantes a sua experiência e conhecimento, havendo espaço para debate e intervenção d@s alun@s e respetiv@s docentes, colocando questões aos convidad@s.

Sessão gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória.

 

Pode inscrever-se e inscrever a sua turma aqui:  https://area.dge.mec.pt/wolhosnosolhos/

 




 

Em maio de 2011, em referência ao Dia Internacional contra a Homofobia (17 de maio), a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, declarou:

"[...] Em última análise, a homofobia e a transfobia não são diferentes do sexismo, da misoginia, do racismo ou da xenofobia, enquanto essas últimas formas de preconceito são universalmente condenadas pelos governos, a homofobia e a transfobia são muitas vezes negligenciadas. A história mostra-nos o terrível preço humano da discriminação e do preconceito. Ninguém tem o direito de tratar um grupo de pessoas como sendo de menor valor, menos merecedores ou menos dignos de respeito. [...]"


  Grata pela vossa colaboração.

  Votos de boa semana para todos com saúde,

  Mª do Rosário Caldeirão

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua mensagem